Steel Talk debate peso da construção metálica na sustentabilidade em Coimbra

Construcao-metalica"A Construção Metálica e a Sustentabilidade" será o tema da próxima Steel Talk, que a CMM – Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista realizará no próximo dia 10 de Maio, na Universidade de Coimbra.

Esta conferência, organizada em parceria com o Cluster Habitat Sustentável, no âmbito do projecto Portugal Steel propõe-se a lançar o debate sobre as potencialidades da construção metálica na sustentabilidade e a avaliar o ciclo de vida das soluções desenvolvidas por este sector.

Em comunicado de imprensa, a CMM sublinha o desenvolvimento sustentável como "uma questão essencial" na actualidade, destacando as suas implicações "em todos os sectores da nossa sociedade". "A indústria da construção desempenha um papel fundamental nos objectivos do desenvolvimento sustentável", frisa a associação, apontando a contribuição deste sector para a economia global, bem como os "impactos significativos" que aporta para o ambiente e para a sociedade.

Para a CMM, o contributo da construção metálica para a sustentabilidade é "uma aposta a ter em conta", pela utilização de materiais sustentáveis, por um lado, e pela eficiência energética deste tipo de construção, por outro.

"As empresas do sector da construção metálica têm registado, nos últimos anos, um crescimento anual dos valores superior a 20% ao ano, reforçando o reconhecimento por parte do mercado nacional e internacional da qualidade da indústria nacional", refere o presidente da CMM.

Segundo Luís Simões da Silva, as empresas deste sector garantiram, em 2015, "26 mil postos de trabalhos directos e representaram um volume de negócios superior a 3.500 milhões de euros", dos quais 45,5% correspondem à exportação.

Para o professor, que revela que as exportações do sector representam cerca de 2% do valor das exportações nacionais e 2,19% do PIB, estes dados permitem "assegurar que a construção metálica portuguesa se afirmou claramente como um motor de inovação e de internacionalização na indústria nacional".

"Este ritmo de crescimento vai continuar a aumentar nos próximos anos, porque são, cada vez mais, necessárias soluções sustentáveis como a construção metálica, que prevê a reutilização da matéria prima e consequente redução de extracção do minério", reforça.

Para Victor Ferreira, "a sustentabilidade constitui o mote para a inovação e para a transformação pretendida pelo Cluster, com os desejados impactos em termos económicos, sociais e ambientais". Nas palavras do presidente da direcção do Cluster Habitat Sustentável, "foi neste âmbito que desenvolvemos uma estratégia para potenciar oportunidades e um programa de especialização inteligente (RIS3) da região Centro, que assenta em quatro áreas focais como soluções industriais sustentáveis, valorização e uso eficiente dos recursos endógenos naturais, tecnologias ao serviço da qualidade de vida e inovação territorial".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo