Greenpeace coloca faixa na Torre Eiffel em protesto contra Le Pen

A dois dias da segunda volta das eleições presidenciais francesas, vários ativistas da organização ambientalista, Greenpeace, fixaram uma faixa de grandes dimensões, no primeiro andar da Torre Eiffel, em forma de protesto contra a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen. A ação decorreu às 5h25, horário em que o local é pouco frequentado.

Na faixa, em letras grandes e pretas, lê-se o lema da república francesa, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, com o hashtag “Resistir”. Após a instalação da faixa, as autoridades francesas deteram três membros da ONG para interrogatório.

BREAKING – Une banderole déployée par nos activistes sur la Tour Eiffel pour défendre nos valeurs. Liberté, Egalité, Fraternité. #Resist pic.twitter.com/oZcmeek10x

— Greenpeace France (@greenpeacefr) May 5, 2017

Jean-François Julliard, diretor-geral da da Greenpeace em França, afirmou à Franceinfo, que o objetivo passava por “mostrar que estamos contra o aumento do nacionalismo e autoritarismo na França e outros países. Esta é a nossa forma de relembrar toda a gente que temos de nos mobilizar para defender estes valores: Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

“Não podemos ficar de braços cruzados diante do risco da Frente Nacional chegar ao poder”, referiu Julliard. “Nós lançamos um grito de alarme: recusamos que a Frente Nacional se apodere dos valores universais da república para confiná-los no interior das fronteiras, impedindo que eles sejam aplicados para todos”, acrescenta a organização ambientalista.

Num manifesto publicado no Journal du Dimanche, no dia 30 de abril, 61 organizações não governamentais, incluíndo a Greenpeace, apelaram ao impedimento da eleição da candidata Le Pen.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo