Será este o carro mais valioso do mundo?

Preston Henn, um magnata norte-americano do retalho, faleceu na passada semana, reporta a Bloomberg. A mesma agência noticiosa avança que, a ser leiloado, o seu Ferrari 275 GTB/C Speciale de 1964, um de apenas três existentes no mundo e um dos mais raros da Ferrari, poderá ser o primeiro automóvel a atingir a marca dos 100 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros).

O 275 GTB foi desenhado por Pininfarina e foi um dos primeiros modelos a serem comercializados depois da restruturação da Ferrari. Pela primeira vez, os modelos do Cavallino não eram vendidos apenas como forma de financiar as equipas de competição. Algumas dessas máquinas foram construídas para a competição, o que lhes acrescentou "C" (de Competizione) e "Speciale" à designação, ao mesmo tempo que retirava cerca de 136 kg de peso, fruto de painéis mais finos. Para melhor comportamento, o motor estava montado numa posição mais baixa, contava com seis carburadores ? um para cada dois cilindros ?, e produzia uns impressionantes 330 cv.

Se não bastasse o facto de este modelo em especial ser uma dos apenas três em existência, o 275 GTB de Henn venceu a sua classe nas 24 Horas de Le Mans de 1965. Um amigo do seu antigo proprietário ? declara a Bloomberg ? diz que Henn recebeu, e recusou, uma proposta de 40 milhões de dólares pelo carro, o que também ajuda à sua valorização. Brian Rabold, vice-presidente de avaliações para o Hagerty Group, confirma à Bloomberg que estes indicadores aumentam o valor do Ferrari de Henn e que, em 2014, um dos seus dois "irmãos" foi vendido por 29,4 milhões de dólares e acrescenta que este modelo em particular pode facilmente chegar aos 75 milhões de dólares. E adverte: "Mas pode haver surpresas. Esta é uma oportunidade única e estou certo de que existem pessoas há muito interessadas neste modelo", o que faz a Bloomberg especular sobre a possibilidade de ser atingida a marca de 100 milhões de dólares.

Resta saber o que farão os herdeiros de Henn. Se colocam o modelo à venda e encaixam uns bons milhões de dólares ou se o mantêm em exposição na loja de Henn, onde tem estado há várias décadas.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo