Mais de 24 mil crianças refugiadas em risco de transtornos mentais, avisa ONU

A Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, alerta que cerca de 75 mil refugiados na Grécia, Bulgária, Hungria e Balcãs correm o risco de desenvolver transtornos mentais causados pelo prolongado estado de indefinição na sua vida ? o chamado "limbo".

Cerca de 24.600 desses refugiados em risco de doença são crianças, segundo noticia a agência Brasil.

Afshan Khan, diretora regional e coordenadora da agência para a crise de refugiados e migrantes na Europa, dá enfâse ao facto de a grande maioria das mulheres e crianças destas regiões não verem os seus maridos e pais há meses ou até anos.

Os refugiados que solicitam asilo em países europeus ficam durante tempo indefinido sem ter conhecimento de como vai ser a sua vida, isto é, se terão autorização para entrar na União Europeia e reunir-se com parentes a quem já tenha sido concedida tal autorização. O “processo de reunificação familiar é lento e seu resultado é incerto”, diz Afshan Khan, que aproveita para explicar que a incerteza pode originar “angústia emocional e ansiedade” nas famílias, especialmente nas crianças.

A organização explica que em muitos casos foram os homens os primeiros a sair do país em direcção à Europa e, com o fecho das fronteiras em 2016, as famílias começaram a ter mais dificuldades em reunir-se já que muitos membros ficaram retidos em países de passagem, onde devem solicitar a reunificação.

O processo de reunificação familiar demora entre 10 meses e dois anos, de acordo com a ONU, que tem verificado um aumento de transtornos de saúde mental e depressão nas mães e crianças nessa situação.

No ano passado, foram feitos cerca de 5 mil pedidos de reunificação familiar, 700 por crianças desacompanhadas ou que tinham sido separadas de seus responsáveis. Apenas 1.107 pessoas conseguiram chegar ao destino pedido.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo