Theresa May enfrenta primeiro grande teste eleitoral pós-Brexit

As eleições locais agendadas para esta quinta-feira no Reino Unido são o primeiro teste à vitalidade política do Partido Conservador da primeira-ministra britânica, Theresa May, e uma antevisão das eleições legislativas antecipadas convocadas para dia 8 de junho. Ao todo, vão a votos 4.851 cargos em 88 autarquias em todo o Reino Unido e o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn é o que tem mais lugares em jogo.

Embora estas eleições não tenham uma implicação direta na eleição de deputados para o Parlamento britânico, a votação para os órgãos municipais poderá dar algumas indicações importantes sobre a aceitação das políticas do partido de Theresa May junto do eleitorado, a pouco mais de um mês das eleições legislativas.

O mesmo se pode dizer do maior partido da oposição, liderado por Jeremy Corbyn, que será alvo de um exame à sua saúde política. As sondagens indicam que os resultados poderão ser negativos para a oposição, que detém a maioria dos assentos em votação. Se nas últimas eleições locais, o Partido Trabalhista estava ao nível do Partido Conservador, agora fica aquém das expectativas entre 10 e 20 pontos percentuais atrás.

Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, Steven Fielding, professor de política da Universidade de Nottingham, afirma que “de uma forma concreta e irrefutável, [estas eleições] vão confirmar o que as sondagens indicam. O Partido Trabalhista está a caminhar para o desastre”.

Com o Partido Trabalhista em queda, o partido de Theresa May pode apanhar boleia para uma esgamadora vitória nas eleições de 8 de junho, o que lhe permitiria legitimar a sua liderança e acabar com os constantes bloqueios no Parlamento britânico aos decretos para a consolidação do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Os Trabalhistas têm 1.535 lugares em jogo, contra 1.136 dos Conservadores, 484 dos Liberais Democratas, 438 do Partido Nacionalista Escocês, 170 do Plaid Cymru, o partido nacionalista escocês, 146 do UKIP e 34 do Partido Verde. Há ainda 687 vereadores sem filiação partidária e vereadores representantes de outros organismos e associações.

A votação decorre entre as 07h00 e as 22h00 locais (mesma hora em Portugal). Os resultados finais devem ser conhecidos ao final da noite ou início da manhã de sexta-feira.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo