Utilização de ecrans táteis por crianças pode provocar atrasos na fala

A utilização de ecrans táteis de telemóveis e outros dispositivos eletrónicos pode levar a atrasos na fala das crianças, segundo um estudo a ser um estudo a ser apresentado sábado numa reunião sobre pediatria nos Estados Unidos, noticia a Lusa.

Segundo o estudo, que será apresentado esta quinta-feira, na Sociedade Norte-Americana de Pediatria, aos 18 meses,  20% das crianças usavam dispositivos de ecrã tátil em média 28 minutos por dia. Através da utilização de uma ferramenta para analisar atrasos na fala os investigadores concluíram que quanto mais tempo a criança usa o écran tátil maior é a probabilidade de ter atrasos na fala.

Por cada 30 minutos à frente de um de écran tátil o risco de atraso na fala aumenta 49%.

“Embora as novas diretivas pediátricas sugiram que se limite o tempo de uso desses ecrãs nos bebés e crianças, o uso de smartphones e tablets por parte de crianças tornou-se muito comum. Este é o primeiro estudo a relatar uma ligação entre o uso dos aparelhos de ecrã tátil e um aumento de risco de atraso na fala expressiva”, disse Catherine Birken, investigadora e pediatra, citada pela Lusa.

O estudo incluiu 894 crianças entre os seis meses e os dois anos e foi realizado entre 2011 e 2015.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo