Alerta online: Se receber um email do Google Docs é melhor não abrir

O conglomerado norte-americano Alphabet Inc., detentor da Google, está a alertar os seus utilizadores para terem cuidado com um email de um contacto desconhecido a pedir para editar um Google Docs. Trata-se de um novo esquema de phishing que já lesou milhares de utilizadores e cujas implicações ainda não são totalmente conhecidas.

O email vem acompanhado com a mensagem “alguém convidou-o para ver o seguinte documento”. O convite, que parece à partida totalmente inofensivo, esconde no entanto uma séria ameaça. Ao abrir o link que consta no email será direcionado para uma página onde lhe será pedida autorização para aceder aos seus dados pessoais.

Contrariamente aos esquemas de phishing comuns, este funciona dentro da própria rede da Google e a página de início de sessão para onde será remetido parece fidedigna. No fosse o facto de lhe roubar a sua senha de utilizador e invadir a sua privacidade.

Para ajudar a combater a fraude, a Alphabet Inc. explica como pode distinguir os emails e salvaguardar a sua segurança. Neste email aparecerá uma mensagem em letras pequenas a dizer: “O Google Docs gostaria de ler, enviar, apagar e gerir o seu email, e gerir os seus contactos”. Segundo a multinacional das tecnologias, o Google Docs nunca lhe pediria para gerir o seu email, nem aceder aos seus conteúdos pessoais.

A Alphabet Inc. alerta também que a mensagem é frequentemente enviada em Bcc, ou seja, é enviada para várias pessoas em simultâneo e email aparece endereçado a “hhhhhhhhhhhhhhhh@mailinator.com”.

A Google admite estar a “trabalhar para evitar que este tipo de falsificação aconteça novamente”.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo