“Baleia Azul”: PJ investiga se há ‘curadores’ portugueses

A Polícia Judiciária está a investigar se há “curadores” portugueses no jogo do “Baleia Azul”, através de investigação dos telemóveis que receberam esse tipo de mensagens.

Apesar das ameaças serem feitas em português, podem estar a ser enviadas de outros países, como conta a Diário de Notícias na edição desta quinta-feira.

“O jogo faz lembrar um processo de radicalização. É manipulação pura. Faz lembrar os pedófilos na internet que colecionam imagens de crianças. São indivíduos anormais que pegam nesta informação, num conjunto de tarefas a que chamam desafios, com ameaças, que faz que os alvos se sintam na obrigação de cumprir os ditos desafios”, diz ao DN Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional do Crime Informático (unc3t).

Os quatro casos conhecidos até hoje estão a ser investigados tanto pela unc3t como pelas várias seções da PJ de Setúbal, Portalegre, Faro e Porto.

As autoridades deixam o aviso de que nenhuma das ameaças feitas pelos “curadores” aos “jogadores” foram concretizadas até hoje.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo