Alarme para Pyongyang? Estados Unidos testam segundo míssil interontinental numa semana

A Força Aérea dos Estados Unidos testou na madrugada desta quarta-feira um míssil intercontinental com capacidades nucleares. Apesar de os Estados Unidos afirmarem que se tratou apenas de mais um teste de rotina, este foi o segundo teste de míssil perpetrado numa semana, numa altura em que as tensões com a Coreia do Norte ? que ameaça atingir os norte-americanos com um míssil nuclear ? estão ao rubro.

O míssil Minuteman III foi lançado da base de Vandenberg, no estado norte-americano da Califórnia, e terá percorrido 4.200 milhas (cerca de 6.800 quilómetros) até atingir uma zona de segurança nas Ilhas Marshall, no Pacífico.

No total, os Estados Unidos contam com um arsenal nuclear composto por 450 mísseis Minutemen III, que são lançados a partir de silos em terra espalhados por vários estados. Os norte-americanos lançaram pela primeira vez um míssil destes nos anos 60 numa demonstração de força contra a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéricas (URSS) quem, em plena Guerra Fria, procuravam desenvolver o seu armamento nuclear.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo