Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira enriquecido com nova doação relevante

 

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, que esteve presente no momento formal da entrega, ressalvou a o fato de nesta doação se encontrar ainda documentação de várias épocas da história da Madeira, algumas pouco faladas hoje em dia como a fase do PREC e da FLAMA, o movimento independentista da Madeira. "Todo o registo que existe sobre esta matéria é muito interessante porque é história e importa que a memória esteja sempre viva e aclarada", referiu Eduardo Jesus.

Por seu turno, João Faria Pereira, que contatou diretamente o Arquivo Regional para fazer a doação, falou acerca da decisão, justificando-a como uma forma de perpetuar a história da sua família. Aproveitou a oportunidade para ressalvar o trabalho e dedicação dos técnicos da instituição que avaliaram e fazer a seleção dos documentos.

Desta forma, o acervo do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira torna-se cada vez maior e assume um interesse que não limita à Região, tal como realçou o governante, no âmbito do auto de doação.

Eduardo Jesus recordou que o número de doações privadas ao Arquivo Regional tem aumentado nos últimos anos, o que revela também um aumento da confiança das pessoas na instituição. Por isso, enalteceu "a forma espontânea de alguém que confia o que é seu ao Arquivo. É um gesto de desprendimento com uma grande responsabilidade no sentido permitir que os outros conheçam um pouco mais através de algo que era exclusivamente seu".  

O arquivo doado será disponibilizado para consulta o mais rapidamente possível.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo