Chegaram à DECO 7 mil pedidos de ajuda de famílias sobre-endividadas

O número de famílias sobre-endividadas que pediram apoio à DECO caiu para sete mil famílias no primeiro trimestre do ano, menos 84 famílias face ao período homólogo de 2016.

Entre os pedidos de ajuda que chegaram ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da associação de defesa do consumidor, apenas 630 famílias tiveram as dívidas reestruturadas, noticia a Lusa.

O crédito à habitação representa 83% dos pedidos de apoio, sendo o mais negociado pela DECO, seguido pelo o crédito pessoal, com cerca de 14% e o crédito automóvel, 11%.

O desemprego foi a causa de 20% dessas situações de sobre-endividamento, uma queda face aos 27% do primeiro trimestre de 2016.

Segundo a associação a maioria das famílias que pede ajuda têm o ensino secundário, representando 31% dos casos, ou o 3.º ciclo (16%) e o ensino superior 23%.

A taxa de esforço média dos processos de sobre-endividamento nas mãos da Deco foi de 69% nos primeiros três meses do ano, mostrando uma subida face à taxa de esforço de 67% no primeiro trimestre de 2016.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo