Louis Vuitton tornou-se a campeã do CAC 40

Nesta quarta-feira, a gigante do luxo LVMH tornou-se na empresa que lidera em termos de capitalização bolsista o índice francês CAC 40. Esta é a primeira vez, desde a criação do índice em 1987, que o primeiro lugar do pódio não é ocupado por um grupo da indústria pesada.

Esta é uma revolução na Bolsa de Paris, avança o Le Figaro. A LVMH, que agora vale em bolsa 116,7 mil milhões de euros, ultrapassou a companhia petrolífera Total, cuja capitalização de mercado atingiu um valor de mercado de 116,1 mil milhões. A empresa farmacêutica Sanofi permanece em terceiro lugar com um valor em bolsa de 112,8 mil milhões de euros.

Esta é a primeira vez desde a criação do CAC 40 que o pódio é ocupado por um grupo da indústria do luxo. Este reconhecimento reflete o desenvolvimento a alta velocidade da gigante francesa Louis Vuitton. A empresa viu as vendas triplicarem no espaço de 16 anos. Com um volume de negócios de 37,6 mil milhões de euros em 2016, a LVMH é inferior à petrolífera Total, cuja actividade alcançou um volume de negócios de 142,9 mil milhões, mas o proprietário das marcas Louis Vuitton, Dior, Celine, Givenchy, Sephora ou Moet & Chandon é mais rentável. Esta rentabilidade explica o curso da ação LVMH, que quintuplicou desde o início de 2009, com uma forte aceleração nos últimos meses (no ano valoriza 59,50%, contra 12,30% da Total). O grupo alcançou em 2016 um lucro de 4,1 mil milhões de euros, duas vezes menos do que a empresa de petróleo, mas os analistas acreditam que a LVMH tem um potencial de ganhos mais elevados no longo prazo.

A ascensão da LVMH no mercado também revela uma empresa familiar de sucesso. O Grupo é controlado em 41% pelo seu fundador Bernard Arnault, sendo o restante capital, na sua maioria detido, por investidores institucionais.

in Diário Economico

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