BdP: Empresas com menos crédito vencido em março

O Banco de Portugal publicou hoje, no Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas relativas a março de 2017 sobre empréstimos concedidos pelo setor financeiro residente às sociedades não financeiras (empresas) e às famílias.

No que se refere aos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras, em março de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos foi de -2,7%, o que representa um decréscimo de 0,1 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior.

Destaque para o facto de os empréstimos às empresas privadas exportadoras apresentarem a uma taxa de variação anual de 0,2%, refletindo um aumento de 0,1 p.p. face a fevereiro.

Em termos de qualidade da carteira de crédito, destaque para o facto de o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras (empresas) se ter situado em 15,5% do total, diminuindo 0,1 p.p. em relação ao mês anterior. A percentagem de devedores com crédito vencido diminuiu 0,7 p.p., situando-se em 26,9%.

Empréstimos concedidos às famílias Em março de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às famílias manteve-se inalterada face a fevereiro, fixando-se em -1,2%, avança o relatório. Este comportamento verifica-se nos segmentos da habitação e do consumo e outros fins, que mantiveram a taxa de variação em -2,4% e 4,3%, respetivamente.

Já no que toca ao rácio de crédito vencido dos empréstimos às famílias, segundo Banco de Portugal situou-se em 4,7%, valor igual ao do mês anterior. Ao passo que a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido diminuiu 0,1 p.p. em relação a fevereiro, fixando-se em 13,2%.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo