Lisboa eleita “capital da comida” pela ‘Economist’

Depois de ter sido distinguida pela CNN e pelo jornal britânico ‘The Guardian’ como a cidade mais cool da Europa, Lisboa volta a estar nas ‘bocas do mundo’ ao ser considerada pela newsmagazine britânica ‘The Economist’ como “a capital da comida”. Num artigo escrito pela jornalista de viagens e gastronomia Mary Lussiana, a viver em Portugal, a destaca as mudanças gastronómicas dos últimos anos, que resultaram numa subtil combinação de pratos tradicionais com a cozinha de autor.

“Da primeira vez que visitei Lisboa, nos finais dos anos 80, lembro-me sobrtudo do cheiro das sardinhas, de cor prateada cintilante, e da forma de como são grelhadas em minúsculos assadores a carvão nas ruas íngremes”, escreve Mary Lussiana. “Nos dias de hoje, as sardinhas assadas mudaram-se da rua para ‘dentro de portas’, mas o cheiro ainda paira ao ar livre, numa cidade com cada vez mais hóteis e lojas elegantes”.

A jornalista conta que cada vez há mais restaurantes a abrir e a “onda de entusiasmo culinário” em Portugal foi finalmente reconhecida com a atribuição de várias estrelas Michelin. Mary Lussiana afirma que a ligação dos portugueses ao mar está bem patente na gastonomia e que a rica cozinha portuguesa é fortemente influenciada pela longa história dos Descobrimentos e pela colonização em África e na Índia, de onde os portugueses trouxeram especiarias como o piri-piri e os coentros.

“Para os forasteiros, isto pode parecer uma surpresa: a expressão ‘gastronomia portuguesa’ não é exatamente um dito escravizado. A comida e os portugueses estão tão unidos como os mosaios nas calçadas padronizadas de Lisboa”, sublinha.

Mary Lussiana escreve ainda que é no Mercado da Ribeira que se encontram “muitos dos chefs mais conhecidos de Lisboa a servir uma versão mais barata dos seus pratos”, como Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa e José Avillez. A jornalista destaca ainda o conceito gastronómico baseado em sabores tradicionais com influências do Oriente do restaurante ‘Feitoria’, onde o chef João Rodrigues, onde Portugal se reune um só prato.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo