Poiares Maduro debate o Brexit

As negociações entre a União Europeia e a Grã-Bretanha em torno do Brexit vai prolongar-se por muito tempo ? durante o qual vão ser ouvidos diversos responsáveis de ambas as partes. Hoje será o dia de Parlamento Europeu escutar o português Miguel Poiares Maduro ? professor universitário e ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional ? sobre matéria de direitos dos cidadãos. O tema é um dos que mais tem preocupado a União Europeia, nomeadamente no que tem a ver com a manutenção dos direitos dos estrangeiros que se encontram neste momento a viver e a trabalhar no Reino Unido.

Por um lado, é claro que os cidadãos da União Europeia a viver na Grã-Bretanha e que querem aí continuar pretendem auferir das mesmas garantias com que contam até agora ? mas não é certo que isso possa ser possível. Até porque, dizem os analistas, se se mantivesse o quadro actual, os britânicos teriam que fazer concessões em relação á entrada de estrangeiros no interior das suas fronteiras, coisa que não parecem estar interessados em fazer.

Para as duas partes envolvidas ? e para os mais diversos interlocutores ? não há nenhum tema que, no âmbito do Brexit, venha a ser alvo de uma discussão fácil, mas os direitos dos cidadãos parecem ser dos temas mais controversos.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo