Lucro da EDP Renováveis desce 9% para 68 milhões de euros no primeiro trimestre

O lucro líquido da EDP Renováveis caiu para 68 milhões de euros entre janeiro e março, face aos 75 milhões do mesmo período do ano passado, anunciou a empresa. Os números ficaram ligeiramente abaixo das previsões dos analistas.

A queda explica-se pelo aumento do lucro atribuível aos acionistas minoritários. A empresa tem seguido uma estratégia de rotação de ativos desde 2014, que consiste na venda de participações minoritárias nos parques éolicos já em operação, permitindo assim alocar recursos financeiros a novos projetos. No primeiro trimestre de 2017, o lucro atribuído a acionistas minoritário foi 57 milhões de euros, uma subida de 36% face ao período homólogo.

O EBITDA ? lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização desceu 2% para 373 milhões de euros em termos homólogos, enquanto a margem EBITDA caiu para 71% de 75%.

O Caixa BI previa um lucro líquido de 70 milhões de euros e EBITDA de 375 milhões, enquanto o Haitong estimava uma queda de 8% no lucro para 69 milhões e EBITDA de 376 milhões de euros.

Em comunicado divulgado no site da CMVM, a eólica explicou a descida do EBITDA com “com um recurso eólico inferior face ao primeiro trimestre de 2016 e impactado também pelo aumento nos outros custos operacionais relacionado com o timing de contabilização dos impostos imobiliários nos EUA”.

A empresa é alvo de uma Oferta Pública de Aquisição pela ?casa-mãe' EDP – Energias de Portugal, que apresenta resultados esta quarta-feira depois do fecho do mercado.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo