Fenómeno “Baleia Azul” já deu origem a três inquéritos em Portugal

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma que o Ministério Público tem em curso três inquéritos relacionados com o fenómeno "Baleia Azul" que consiste numa série de 50 desafios cujo objetivo final do jogador é suicidar-se. As investigações correm termos nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro.

"Até ao momento, foi possível localizar três inquéritos relacionados com a matéria. Correm termos nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro", avançou fonte oficial da PGR ao Jornal Económico, dando conta que "o Ministério Público encontra-se, assim, atento à situação e, no âmbito dos inquéritos, não deixará de ponderar todas as medidas processuais adequadas previstas na lei do Cibercrime, incluindo a de bloqueio de links".

O jogo da morte já faz vítimas em Portugal, tendo sido noticiado que, na madrugada de 28 de Abril, uma jovem algarvia de 18 anos saltou de um viaduto de Vale Selves, na zona de Albufeira, depois de participar no jogo da ?Baleia Azul', que consiste numa série de 50 desafios cujo objetivo final do jogador é suicidar-se.

A algarvia ficou com vários ferimentos e foi encontrada depois de os seus gritos terem sido ouvidos pelos vizinhos.

O fenómeno está a ter proporções enormes nas redes sociais e foi instaurado um inquérito depois de uma mãe de um menino de 12 anos ter denunciado que o filho foi convidado a participar numa série de desafios. O jogo começa com uma troca de mensagens nas redes sociais Facebook e WhatsApp iStockphoto/oneinchpunch

O jogo tem 50 desafios diários, enviados à vítima por um "curador". Há desde tarefas simples, como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão, avançou o jornal brasileiro Globo. Já aconteceu um dos participantes ter sido desafiado em "desenhar" uma baleia azul no seu antebraço com uma lâmina.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo