Governo italiano vai injetar 600 milhões de euros na Alitalia

O governo italiano vai conceder um empréstimo de 600 milhões de euros para manter a operadora Alitalia, após a companhia ter iniciado um processo formal de insolvência, com a aprovação por unanimidade da empresa. 

O empréstimo aprovado pelo executivo Paolo Gentiloni servirá para permitir que a linha aérea possa continuar a operar durante cerca de seis meses ou mais, noticia o Financial Times.

O ministro italiano do Desenvolvimento Económico, Carlo Calenda, indicou que os 600 milhões de euros são o “máximo” que o governo poderia pagar, acrescentando que os administradores seriam encarregados de “estar abertos a potenciais compradores” e de “garantir serviços, rotas e pessoal”.

Roma salientou ainda que o plano da Alitalia deve considerar que o executivo gaste o menor dinheiro público possível, indo nomear supervisores para lidar com a situação.

A companhia aérea iniciou o processo formal de insolvência esta terça-feira, pela segunda vez em dez anos.  A decisão já era esperada após na semana passada, a grande maioria dos trabalhadores sindicalizados da Alitalia ter recusado os termos do plano de reestruturação proposto pela administração da empresa, que estavam associados a um processo de recapitalização de dois mil milhões de euros.

Além desta questão, a Alitalia ainda não tinha conseguido apresentar qualquer lucro durante o presente século e acumulava dívidas, pressionada pela concorrência das outras companhias de bandeira e pelas low cost.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo