Franceses da Eurocast reforçam presença industrial em Portugal

O grupo francês Eurocast reforçou hoje a sua presença industrial em Portugal, com a inauguração da segunda unidade fabril no nosso País, no Eco Parque empresarial de Estarreja.

A cerimónia de inauguração desta fábrica ocorreu hoje à tarde, num evento presidido por Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, e com a presença prevista de Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, assim como de Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, de de Jorge Costa Oliveira, secretário de Estado da Internacionalização.

Na cerimónia, marcou também presença Alain Martineau, presidente do Grupo GMD, que controla a Eurocast.

A Eurocast Aveiro, empresa constituída em 2016, integra o Grupo GMD, e dedica-se à fundição de peças de alumínio a alta pressão para a indústria automóvel, considerado um dos setores estratégicos para a economia nacional.

O montante de investimento em causa nesta nova unidade fabril ascendeu a cerca de 49,7 milhões de euros, cofinanciados por fundos da União Europeia através do Compete 2020.

Prevê-se que a Eurocast Aveiro venha a atingir no ano após o projeto arrancar um volume de negócios na ordem dos 33,5 milhões de euros e um valor de exportações de 22,1 milhões de euros, o que representaria uma intensidade de exportação de 66%.

“Um forte investimento estrangeiro na região do Centro que permitirá ao Grupo GMD assegurar encomendas já contratualizadas de produtos inovadores, que vai criar 173 novos postos de trabalho diretos e permanentes, 14 dos quais altamente qualificados, destacando-se ainda o impacto do projeto  no emprego, através da criação de 50 postos de trabalho indirectos”, sublinha um comunicado do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Esta fábrica da Eurocast em Estarreja é a segunda unidade do grupo em Portugal, juntando-se à sua congénere de Arcos de Valdevez, mas com uma área de produção de 21 mil metros quadrados, tornando a fábrica de Estarreja a maior do Grupo GMD, que está presente em nove países e três continentes.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo