Sucessor de “El Chapo” detido na Cidade do México

As forças mexicanas prenderam esta terça-feira o traficante de droga Damaso Lopez, num dos bairros mais calmos da Cidade do México. Segundo a polícia, Lopez estava a tentar ganhar a posição de “El Chapo” no mundo da droga, procurando ser o líder do poderoso cartel de Sinaloa, controlado pelos filhos de Joaquin “El Chapo” Guzman.

Mais conhecido por “El Licenciado” ou “El Lic”, foi capturado num apartamento, alguns dias depois de um vídeo do homem a comer num restaurante se ter tornado público.

Damaso Lopez era oficial de segurança no México e as autoridades acreditam que desempenhou um papel fulcral na primeira fuga da prisão de “El Chapo”, em 2001, tendo também planeado a segunda fuga, em 2015, segundo o jornal mexicano El Universal.

Depois de Guzman ter sido extraditado para os Estados Unidos, as autoridades tiveram o conhecimento de que Lopez estava a disputar o controlo do poderoso cartel de Sinaloa com os filhos de “El Chapo”. Esta guerra entre traficantes de droga no México já levou a vários confrontos armados no país.

Em 2000, “El Licenciado” tornou-se num dos braços direitos de “El Chapo”, tendo conquistado um papel importante nos processos de lavagem de dinheiro e de tráfico de drogas.

Após a prisão de Lopez, as autoridades começaram a investigar o paradeiro do filho, conhecido como “El Mini Lic”, o presumível sucessor do pai.

O presidente Enrique Peña Nieto expressou o seu agradecimento ao Gabinete de Segurança, especialmente ao Ministério da Defesa Nacional, pela prisão de Damaso Lopez Nunez, considerando esta captura como um avanço na luta contra a delinquência.

Seguiremos trabajando con determinación y compromiso, en coordinación con los gobiernos locales, para hacer frente a los retos de seguridad.

— Enrique Peña Nieto (@EPN) May 2, 2017

Reconozco al Gabinete de Seguridad, en especial a la @SEDENAmx, por la detención de otro objetivo clave en el combate a la delincuencia.

— Enrique Peña Nieto (@EPN) May 2, 2017

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo