PSD quer obrigar Governo a tornar público o acordo com gestores da CGD

O PSD quer obrigar o Governo a tornar púbico o acordo que terá subscrito com a nova administração da Caixa Geral de Depósitos.

O líder parlamentar, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira  a apresentação de dois requerimentos para apurar a verdade sobre existência de um documento escrito, avança a SIC Notícias.

O líder da bancada do PSD falava de declarações do comentador António Lobo Xavier, que na quinta-feira à noite no programa "Quadratura do Círculo" ? na SIC Notícias ? declarou haver um compromisso por escrito entre o Governo e António Domingues, presidente da Caixa, que incluía a não apresentação das declarações de património e rendimentos dos administradores da Caixa, motivo de polémica nas últimas semanas.

O comentador que conhece António Domingues porque ambos partilharam o Conselho de Administração do BPI disse que houve um compromisso (escrito) entre António Domingues e o Governo que passava pela exclusão dos deveres de apresentar o património dos administradores ao Tribunal Constitucional, para além da questão dos limites salariais.

"Eu não vou em peças de teatro, até porque eu conheço o guião", disse Lobo Xavier na Quadratura do Círculo. "Isto noutras condições políticas era impossível de passar-se", disse o advogado que é também administrador do BPI e como tal conhece bem António Domingues. "O Governo está a deixar passar ? com uma enorme falta de solidariedade, com uma frieza chocante e próximo da indignidade ? o odioso para os gestores da CGD das coisas que combinou com eles".

"As pessoas estavam em belíssimos lugares e foram desafiados a sair para tratar da CGD. Puseram as suas condições como acontece sempre e foi-lhes prometido (aceite) e até escrito. Os compromissos estão escritos portanto não se pode dizer que o primeiro-ministro não sabia e que só sabia o ministro das Finanças. Os governos não funcionam assim. Os compromissos eram do conhecimento de todos. Acharam é que bastava alterar o estatuto do gestor público para resolver os problemas todos que foram colocados (quer os salários, quer as declarações)", denunciou António Lobo Xavier. O comentador acrescentou que quando o problema veio para a praça pública (através de Marques Mendes e depois pelo PSD) "o governo desresponsabilizou-se".

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo