Bolsa: Lisboa no verde em contra-ciclo com Europa

O PSI 20 fechou em alta, a subir 0,09% para 4.420,3 pontos, em contra-ciclo com as principais praças europeias e os principais índices.  Onze cotadas fecharam no verde, mas o grande destaque vai para  a Altri (+ 4,36%); Pharol (+ 2,70%) e o BCP que fechou nos 1,25 euros (2,60%).

A liderar as perdas estão as acções dos CTT (-1,54% para 5,75 euros). Isto depois de no fim do Conselho de Ministros o Governo ter dito que quer o Estado a comunicar com os portugueses por e-mail para poupar milhões (85 milhões) gastos em correspondência. Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, desta quinta-feira, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, anunciou a decisão de propor à Assembleia da República a criação da morada única digital e o respetivo serviço público de notificações eletrónicas, prevista no Programa Simplex+ 2016. Isto afetou muito o título da empresa liderada por Francisco Lacerda. A segunda maior queda na bolsa foi a Galp (-1,20%).

Portugal beneficia ainda das declarações do comissário europeu dos Assuntos Monetários que esteve reunido com Mário Centeno em Lisboa e à saída afirmou que existe um “pequeno desvio de 0,1% [no défice] que explica que Portugal possa estar em risco de incumprimento”. Mas “este risco é tão pequeno, e os dados da execução orçamental são tão bons, que esse risco parece estar sob controlo”, afirmou.

Lisboa contraria a tendência das principais praças europeias, que negoceiam em perdas depois de o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, ter afirmado que a recuperação da economia da Zona Euro não é forte o suficiente para garantir um crescimento sustentável dos preços, mantendo-se dependente dos estímulos da autoridade monetária, e com os analistas a apostarem na extensão até 2018. “O BCE não tocará nas taxas e Draghi anunciará nos próximos meses que estende o Quantitative Easing até dezembro do ano que vem”, diz um analista do BNP.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,36% , penalizado sobretudo pelas empresas do sector da mineração e da energia. O EuroStoxx 50 fechou nos  3.020,83 pontos (-0,69%).

O Ibex fechou nos 8.622,9 pontos (-1,09%); o CAC 40 fechou nos 4.504,35 pontos (-0,52%); o Dax 30 alemão ficou nos 10.664,56 pontos (-0,20%); e Londres não ficou atrás (-0,28%).

Milão também fechou em queda e foi a praça que mais caiu (-1,75%).

O petróleo Brent, referência em Londres, caiu 0,62% para 46,2 dólares o barril.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo