Centeno admite que recapitalização da CGD só em 2017

O Ministro das Finanças que está no Parlamento a debater o Orçamento de Estado acaba de assumir que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos só ocorrerá no próximo ano.

O Jornal Económico diz na sua edição de hoje que o aumento de capital iria derrapar para 2017, por falta de tempo para fazer a emissão de obrigações subordinadas.

O ministro diz que "a capitalização da CGD é algo absolutamente essencial para a estabilização do sistema financeiro português, crucial para o sucesso da economia" e garante que ela "está aprovada", mas para logo depois dizer que: "A capitalização da CGD é um processo em curso, que está aprovada, que tem um conjunto de medidas importantes para a CGD e irá decorrer ? a injeção pública de capital ? no ano 2017".

Tal como avança o Jornal Económico de hoje, a emissão de subordinadas tem de acompanhar a emissão de novas ações e como tal o aumento de capital em dinheiro só se poderá fazer em 2017.

A ideia inicial era que o plano de capitalização avançasse já este ano.

Em causa está a emissão de 2,7 mil milhões de novas ações da CGD a subscrever pelo Estado e a emissão da primeira tranche das subordinadas de 500 milhões de euros.

 

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo