Plano de Investimento para a Europa garante 20 milhões para PME portuguesas

Este acordo beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), a peça central do Plano de Investimento para a Europa, e permitirá ao Montepio conceder créditos atrativos a PME ao longo dos próximos dois anos.

A garantia do Fundo Europeu de Investimento é concedida ao abrigo do InnovFin, apoiado pelo Horizonte 2020, o programa-quadro da União Europeia para a Investigação e Inovação. A transação não teria sido executada tão prontamente sem o apoio do Plano de Investimento e ocorre após o anúncio a 24 de outubro de um empréstimo de 20 milhões de euros entre o Montepio e o Banco Europeu de Investimento (BEI), também apoiado pelo Plano de Investimento.

Sobre este acordo, Carlos Moedas, comissário europeu responsável pela área de Investigação, Ciência e Inovação, destacou de imediato o facto de “apenas um mês depois do BEI e o Montepio terem assinado um acordo ao abrigo do Plano de Investimento” estar hoje a ser anunciado mais 20 milhões de euros para as empresas portuguesas. Em seu entender, o Plano de Investimento da Comissão Europeia demonstrou ser “um excelente recurso para estimular as PME inovadoras e startups, bem como para criar novos empregos e oportunidades de crescimento”.

Por seu turno, João Lopes Raimundo, administrador do Montepio, também não deixou de frisar que “através da assinatura deste acordo de garantia ao abrigo do InnovFin SME Guarantee, o Montepio pretende reconhecer, incentivar e apoiar Empresas com estratégias de desenvolvimento I&D, como investimentos na produção ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços – enquanto ativos de diferenciação e valorização”.

Com mais este acordo, o Montepio reforça o leque de soluções financeiras à disposição das empresas, nomeadamente através da Solução Crescimento 2020, que visa, no seu conjunto, apoiar o desenvolvimento e a melhoria da competitividade das empresas portuguesas nas componentes de inovação, diferenciação, alargamento da atividade e procura de novos mercados. Recorde-se que, com a Solução Crescimento 2020, o Montepio disponibiliza produtos que vão desde as garantias bancárias, à emissão de declarações para apresentação às entidades públicas no âmbito das candidaturas ao Portugal 2020, passando ainda por soluções mais complexas de financiamento a médio e longo prazo, para antecipação do recebimento dos apoios públicos e cobertura de necessidades de investimento a realizar, ou a linhas de crédito para fazer face a investimentos em práticas empresariais sustentáveis.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo