Volkswagen vai despedir 30 mil trabalhadores

A fabricante alemã Volkswagen (VW) e os sindicatos terão acordado um plano de reestruturação que inclui 30.000 despedimentos até 2021. Objetivo é aumentar a rentabilidade e financiar a transição para os carros elétricos dessem condutor, após o escândalo das emissões nos motores a diesel, informa hoje a Reuters.

A medida vai permitir 3.700 milhões de euros em poupanças anuais na marca VW. Esta decisão envolve a remoção de 23.000 postos de trabalho só na Alemanha, disse uma fonte à Reuters.

A agência de notícias diz ainda que "os líderes da União de sindicatos concordaram com os cortes em troca de um compromisso por parte da direção da criação de novos empregos e investir em carros elétricos, principalmente nas suas fábricas na Alemanha". A marca VW irá criar 9.000 novos postos de trabalho através de investimentos em carros elétricos de tecnologia.

Os executivos da Volkswagen concordaram em construir um SUV elétrico na sua principal fábrica, em Wolfsburg e um carro elétrico menor, conhecido como I.D. Os motores elétricos são fabricados em Kassel e a VW vai começar a produção de células de bateria em Salzgitter, em Zwickau, disse a primeira fonte à Reuters.

Contactada pela Reuters, a Volkswagen não quis comentar.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo