"Encalhados do IRS" fazem 97 queixas por atrasos nos reembolsos

O gabinete do Provedor de Justiça recebeu 97 queixas sobre atrasos no reembolso do IRS só este ano. O número resulta numa subida de 7,5 vezes, comparativamente aos 13 pedidos de intervenção enviados a José de Faria Costa ao longo do ano de 2015.

Alguns contribuintes viram as suas declarações ficar durante várias semanas suspensas até serem validadas como ?certas' e receberam o reembolso com um atraso significativo, de acordo com o "Jornal de Notícias" desta sexta-feira.

A alteração regras do IRS fez com que o tempo médio de processamento dos reembolsos tivesse sido em 2016 ligeiramente superior ao do ano passado, com mais cinco dias em média. Conforme escreve o jornal, as queixas concretizaram-se em pedidos de esclarecimento aos serviços das Finanças, em publicações nas redes sociais e em requerimentos de intervenção do Provedor de Justiça.

"Encalhados do IRS" é o grupo de Facebook que os queixosos criaram para o efeito. Os contribuintes e internautas relatam na rede social episódios de atrasos e de pedidos de informação que não obtiveram resposta. Ao "Dinheiro Vivo", fonte oficial da Provedoria afirmou que a entidade "abriu, em 2016, 97 procedimentos de queixa sobre atrasos nos reembolsos de IRS":

De acordo com o gabinete em questão, na sequência das queixas apresentadas, foram solicitadas "à Diretora de Serviços do IRS um conjunto de informações que permitirão conhecer o estado atual do problema".

Em relação aos motivos do atraso na validação das declarações, um deles está relacionado com as deduções. Houve problemas que foram detetados ao longo do ano passado por se perceber que algumas despesas não estavam a ser contabilizadas corretamente.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo