Wall Street sobe em toda a linha pós-discurso da Fed

O índice industrial Dow Jones subiu 0,19% para 18.903,82 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq soma 0,74% para 5.333,97 pontos. Já o S&P 500 valoriza 0,47% para 2.187,11 pontos.

Sem dúvida que o dia de hoje foi marcado pelo discurso da presidente da Reserva Federal (Fed).

Janet Yellen salientou no seu discurso no Congresso dos Estados Unidos, que seria apropriado ver uma subida das taxas de juros em breve, se os próximos dados económicos revelarem progresso económico. Janet Yellen afirmou que a economia aparenta estar no caminho para crescer moderadamente, o que pode levar ao pleno emprego e elevar a inflação na direcção da meta do Fed de 2%. Além disso, Yellen revelou que continuará em funções até ao final do seu mandato, apesar da vitória de Donald Trump nas eleições.

Embora o Federal Open Market Committee do Fed (FOMC) e da própria Yellen terem falado em várias ocasiões da proximidade do aumento das taxas, e até agora não se terem verificado, neste discurso, a presidente da Fed foi muito mais contundente.

Janet Yellen alertou mesmo para o risco de atrasar a elevação da taxa: “Se o FOMC atrasar a subida das taxas por muito tempo, pode ser forçado a ajustar a política monetária de forma abrupta para evitar que a economia ultrapasse os objectivos definidos pela Comité a longo prazo”.

Atualmente, as taxas de juros estão nos 0,25 e 0,5%, desde Dezembro de 2015. Agora, parece cada vez mais claro que o próximo movimento de taxas virá em dezembro, entre os dias 13 e 14, quando se reúne Federal Open Market Committee do Fed.

É de salientar que a inflação começa a aproximar-se dos 2%. O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos  aumentou uma décima em outubro, fazendo com que a inflação homóloga se tenha fixado nos 1,6%, em linha com o valor estimado pelo mercado, principalmente devido ao aumento dos preços da gasolina. Além disso, a procura por casas novas subiu mais do que o esperado, beneficiando empresas de construção.

A procura de primeiro-emprego atingiu o mínimo dos últimos 43 anos

Na área das empresas a Wal-Mart, a maior cadeia de supermercados do mundo, caiu em bolsa mais de 3% após a publicação dos seus resultados .

A Applied Materials Gap vai apresentar as suas contas após o fecho do mercado.

No mercado de petróleo, o crude West Texas (WTI) cai 1,4%, para 44,93 dólares.

 

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo