Atividade económica do Brasil fecha trimestre com queda

A economia brasileira fechou o terceiro trimestre do ano com uma queda de 0,78 por cento face ao trimestre anterior, de acordo com o Índice de Atividade Económica do Banco Central (IBC-Br), que veio a público esta quinta-feira.

"Algum sinal mais evidente de reversão da atual recessão só deve chegar no início do próximo ano", explicou ao jornal "Folha de São Paulo" o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Gonçalves.

No trimestre anterior, a queda face ao primeiro havia sido de 0,48 pontos percentuais. Conforme a informação apresentada no IBC-Br, este é o sétimo trimestre seguido em que o Brasil apresenta um recuo na atividade económica. Desde o ano de 2003, esta é a pior sequência da série estatística.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, verifica-se uma retração económica de 3,84%, sendo que nos nove primeiros meses de 2016 o recuo atingiu os 4,83%. No que diz respeito à comparação mensal, o desempenho do IBC-Br registou uma ligeira subida de 0,15%, na medida em que, em agosto, a atividade económica do país tinha recuado 0,91%.

O IBC-Br é um indicador que expõe informações sobre o nível de atividade da indústria, do comércio, dos serviços e da agropecuária, bem como do volume de impostos. A 30 de setembro é a vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentar os números do PIB do Brasil no terceiro trimestre.

 

Índice de Atividade Económica do Brasil

Comparação com o mês anterior em %

brasilbrasil

Fonte: Banco Central & "Folha de São Paulo"

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo