Dívida externa líquida desce para 174,9 mil milhões de euros

A dívida externa líquida do país alcançou, no final de setembro, os 174,9 mil milhões de euros, o que representa uma redução de 6 mil milhões de euros face a 2015, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Esta evolução representa uma redução de 100,8% para 95,2% do PIB.

De acordo com os dados divulgados, no final de setembro, a Posição de Investimento Internacional (PII) – que inclui investimento direto; investimento de carteira; derivados financeiros e outros – foi negativa em 190,2 mil milhões de euros (-103,6% do PIB), o que traduz uma variação positiva de 5,8 pontos percentuais em relação ao final de 2015, avança a SIC que cita a Lusa.

“Os ativos líquidos de Portugal face ao exterior aumentaram 6,1 mil milhões de euros, em virtude das variações de preço (5,6 mil milhões de euros) e das transações (1,5 mil milhões de euros)”, refere o relatório do BdP.

No que respeita às variações de preço destaca-se a desvalorização das obrigações do tesouro emitidas pelas administrações públicas detidas por não residentes, avança o BdP.

“Esta desvalorização de preço dos passivos, que implicou uma melhoria da Posição de Investimento Internacional, foi parcialmente compensada por variações cambiais negativas de 1,2 mil milhões de euros, que resultaram essencialmente do impacto da depreciação do dólar, da libra esterlina e do kwanza em relação ao euro nos ativos detidos por residentes”, acrescenta.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo