Media Markt testa em Portugal novo posicionamento corporativo

A Media Markt, multinacional de origem alemã (Munique) da área da electrónica de consumo, tem em teste na sua loja de Matosinhos um novo conceito de negócio ? que passa pela manutenção do foco na proposta dos melhores preços do mercado, mas a que agora acrescenta uma abordagem diferente dos clientes. Com base na tecnologia digital ? o projecto implicou uma profunda alteração do sistema tecnológico com o qual funciona a empresa ? a loja convida os clientes a avançar numa experiência sensorial inovadora.

"A Media Markt Matosinhos abriu as portas à mudança e o objectivo é reformular todos os estabelecimentos da Media Markt em Portugal de modo a adaptá-los ao novo modelo", explica Manuel Coimbra, director regional da Media Markt em Portugal. "Com este projecto, a Media Markt aposta fortemente no mercado português, onde vê grandes possibilidades de crescimento". Sem querer avançar valores para o investimento previsto, a nova loja de Matosinhos ? a décima em Portugal, que gerou 90 novos postos de trabalho directos ? permite a quem a visita uma viagem pelo universo de ofertas da Madia Markt completamente virada para o digital.

Desde logo, os clientes (com dificuldades de mobilidade) podem fazer-se acompanhar de um robot que os segue individualmente, carregando as compras, e que os acompanha ao universo da realidade virtual, ao catálogo digital (em tamanho real, um dos três únicos existentes no mundo) ou à área de personalização dos electrodomésticos ? o que é possível desde as capas de protecção dos telemóveis até às portas dos frigoríficos.

O projecto implementado em Portugal é um projecto-piloto "que supõe uma transformação do modelo operacional da empresa", baseado nas rápidas mudanças nos hábitos de compra dos consumidores "e as novas possibilidades que oferecem as tecnologias, que a Media Markt pretende liderar com a transformação do maior modelo de negócio no mundo do retalho".

A iniciativa redefinirá a estrutura interna da Media Markt com novas funcionalidades e a digitalização dos processos actuais, com o objectivo de ganhar em eficiência e relevância para os consumidores ? o que inclui o desenvolvimento de plataformas que ligam todos os pontos de contacto do negócio, oferecendo experiências personalizadas através de todos os canais de venda.

"Praticamente todos os departamentos estão envolvidos neste projecto, ganhando em eficiência e qualidade: desde o ?customer experience' ao ?supply chain', compras e marketing", afirmou Manuel Coimbra, para concluir que "pretendemos colocar o consumidor no centro de todos os movimentos, para que viva uma experiência de compras completamente digitalizada, mais dinâmica e conectada".

Os resultados da experiência poderão vir a ser incorporados no ?core' do grupo ? que tem mais de 800 lojas espalhadas em 14 países ? o que, para Manuel Coimbra, é exemplificativo do interesse que os accionistas mantêm no mercado nacional. Mas Portugal não está sozinho no capítulo das experiências: em Barcelona, a Media Markt está a testar uma espécie de ?boutique': é uma loja de rua, tem apenas 200 metros quadrados (a de Matosinhos tem mais de 2.500) e surgiu com base num conceito menos massificado e mais destinado aos jovens.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo