TAP quer aeroporto no Montijo a funcionar no Verão de 2018

A transportadora aérea TAP espera que no Verão de 2018 exista já alguma estrutura temporária no Montijo para dar apoio ao aeroporto da Portela. O acionista da companhia, David Neeleman, garante estar a fazer "muita pressão" para que, juntamente com o Governo, se chegue a "um entendimento com a Força Aérea" para desbloquear o processo de construção do novo aeroporto.

Durante o congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, David Neeleman incitou o Executivo de António Costa a "sentar-se à mesa e resolver isso logo, montar algo temporário para que possamos abrir, não neste Verão, mas no Verão que vem".

O gestor da TAP voltou a criticar os custos no aeroporto de Lisboa, dizendo que "a ANA já aumentou o nosso custo 20 vezes desde que o aeroporto foi privatizado. E é inacreditável ver que quanto mais o aeroporto cresce, mais aumenta o custo por passageiro. Cerca de 80% das pessoas que visitam Portugal vêm de avião e, por isso, precisamos de um aeroporto aberto, barato para trazer mais gente".

Nas palavras de David Neeleman, o segundo aeroporto a operar em Lisboa "tem de ser algo aberto lá", no Montijo, e as aeronaves estacionadas em Lisboa devem ser deslocadas para a margem sul para não estarem a ocupar os lugares dos aviões "que trazem pessoas a Portugal todos os dias". Recentemente, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, recusou comentar a possibilidade de a base aérea do Montijo ser usada como aeroporto de apoio ao tráfego aéreo.

Neeleman adianta que um dos mercados onde a TAP está a apostar são os EUA, onde planeia implementar mais 70 voos semanais durante os próximos três anos.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo