Inflação na zona euro em máximos de dois anos

Em, outubro registou-se uma taxa de inflação anual de 0,5% na zona euro, acima dos 0,4% registados em setembro. No mesmo mês do ano passado, a taxa era 0,1%, informou hoje o Eurostat.

Na União Europeia também se registou uma inflação de 0,5%. Em setembro a taxa tinha sido 0,4% e no ano passado a taxa tinha sido zero.

A subida nos preços atingiu no mês passado o nível mais elevado desde junho de 2014, embora ainda esteja longe do objetivo do Banco Central Europeu, de atingir uma inflação de 2%.

Em outubro, observaram-se taxas negativas em seis estados membros, com Bulgária e Chipre à cabeça (-1,0%). As taxas mais elevadas registaram-se na Bélgica (1,9%) e Áustria (1,4%).

Os setores que mais contribuíram para o aumento da inflação foram os ?restaurantes e cafés' (um aumento de 0,07 pontos percentuais) e rendas e tabacos (ambos com mais 0,04 pontos percentuais). Já as descidas nos preços do gás (-0,12 pontos percentuais), vegetais (-0,06 p.p.) e ?leite, queijo e ovos' (-0,05 p.p.) impediram que a inflação fosse superior.

Os programas de estímulos implementados por Mario Draghi com baixas taxas de juro e compra de ativos no mercado, como dívida pública e outras obrigações de empresas, têm contribuído para o crescimento económico e consequente aumento da inflação.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo