Automóveis em Portugal estão cada vez mais velhos

O parque automóvel circulante em Portugal está cada vez mais envelhecido. Entre 2014 e 2015, a idade média dos veículos ligeiros de passageiros passou de 12 anos e dois meses para 12 anos e quatro meses, informa hoje o CM, com base num relatório do INE.

No espaço de um ano, houve um envelhecimento de dois meses num parque automóvel de 4,7 milhões de veículos e que agrava os efeitos da poluição. Francisco Ferreira, presidente da Zero, citado pelo CM, considera que doze anos é uma idade elevada, em particular nas viaturas a gasóleo: "Neste combustível houve um desenvolvimento enorme em 2009 com a introdução obrigatória dos filtros de partículas".

Nos veículos pesados de passageiros, a idade média também aumentou dois meses no espaço de um ano, passando a média de idades para 12 anos e nove meses.

Em Portugal, 52% do parque automóvel, tem o gasóleo por combustível. O transporte rodoviário é responsável por 23,5% da emissão de gases com efeito de estufa. Os veículos a gasolina passaram a pesar 46,2%. Os veículos movidos a GPL e outro tipo de combustível representaram 1,4% do parque.

A taxa de motorização foi 456,7 veículos ligeiros de passageiros por mil habitantes, traduzindo-se num aumento de 5,4 automóveis.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo