"Reino Unido sai do clube, mas não muda de casa", garante secretário de Estado britânico

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus do Reino Unido, Alan Duncan, afirmou esta quarta-feira que faz parte das intenções britânicas continuar a cooperar com a União Europeia nas áreas da política e comércio externo.

O anúncio foi feito por Alan Duncan durante um encontro com a homóloga portuguesa, Margarida Marques, em visita a Londres com a comitiva do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Alan Duncan garantiu à representante portuguesa que apesar de pretender iniciar até ao final de março do próximo ano as negociações com a União Europeia para a saída do país da união, o "Reino Unido sai do clube, mas não muda de casa" e que, por isso, pretende continuar a manter laços de cooperação em matérias de mútuo interesse.

O secretário de Estado britânico assegura ainda que, durante o processo de saída do Reino Unido da união, a comunidade portuguesa será respeitada, tendo em conta o princípio de reciprocidade à forma como os direitos dos cidadãos britânicos são garantidos em solo português.

Recorde-se que Alan Duncan, à semelhança de Theresa May, fez campanha para defender o ?Remain' durante o referendo de 23 de junho, que acabou por dar vitória ao ?Brexit' com mais de 52% dos votos.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo