Santander recompra 50% da gestora de fundos à Warburg e General Atlantic

O Banco Santander comunicou ao mercado que alcançou um acordo com a Warburg Pincus e a General Atlantic para adquirir a participação de 50% na sociedade Santander Asset Management. Trata-se de uma operação de recompra (a venda tinha sido feita em 2013), e que uma vez concretizado dará ao Santander 100% do controle.

Esta operação é complementar a uma outra que passa por vender ou colocar em bolsa a sua participação na plataforma Allfunds, de distribuição de fundos, que é de 25,25%.

As três partes acordaram explorar distintas alternativas para a venda da sua participação na Allfunds Bank, plataforma de distribuição de fundos do grupo Santander e o banco italiano Intesa San Paolo.

O Santander Asset Management gere 170 mil milhões de Euros e tem uma posição de liderança em 11 países na Europa e América Latina. O negocio de gestão de activos aporta 1.100 milhões de euros de receitas anuais ao grupo Santander. O banco estima que em 2018 a operação contribuirá para o seu lucro por acção em cerca de 1% e gerará um ROE (Return on Equity) superior a 20% (e 25% em 2019).

O Santander também estima que até ao final de 2017 o impacto negativo no capital (core equity tier 1) da operação será de aproximadamente 11 pontos base, segundo o comunicado enviado ao regulador.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo