Banco Popular com dificuldades para colocar o “banco mau”

A notícia começou por ser avançada pela Bloomberg e continuou no El Economista. O Banco Popular que anunciou a criação de um “banco mau”  está a ter dificuldade em arranjar investidores para o veículo.

A agência Bloomberg especifica que o Banco Popular, que está a trabalhar com o Deutsche Bank, teria encontrado a rejeição de alguns bancos de investimento para participar do projeto. O banco anunciou que planeia criar uma empresa independente do banco para receber um volume de activos brutos de cerca de 6.000 milhões de euros e pretende cotar essa empresa na bolsa.

Esse veículo seria especializado na administração de imóveis no primeiro trimestre de 2017. Os jornais em Espanha chamam a essa estrutura de "banco mau". O banco espanhol contratou o Deutsche Bank e a consultora EY, para criarem uma sociedade imobiliária para onde será transferido esse tipo de investimentos, retirando-os assim do balanço do banco presidido por Ángel Ron.

Fontes do banco reconheceram ao el Economista.es que continuam as conversações com seis bancos de investimento nesta altura, e que se mantém o “plano fixado de concluir a operação no primeiro trimestre de 2017. “O processo segue com normalidade”, dizem fontes ao site noticioso espanhol.

Angel Ron enfrenta a crescente pressão do mercado sobre o banco, por após o último aumento de capital no valor de 2.500 milhões de euros, continuar a não conseguir convencer os investidores. A ação regista a pior evolução no índice Stoxx Europe 600 Banks, ao longo dos últimos três meses.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo