Avião supersónico para ligar Londres a Nova Iorque como o Concorde

Chama-se XB-1 Supersonic Demonstrator e é a versão final de um protótipo que a Boom Technology acredita que estará disponível em 2020. Por enquanto, só tem lugar para um piloto, mas o objetivo é que consiga transportar 44 passageiros, a cerca de cinco mil euros por bilhete.

A startup está a ser apoiada pela Virgin Galactic, do milionário Richard Branson, que em troca tem a opção de compra dos primeiros 10 aviões. Os primeiros testes estão planeados já para o próximo ano.

A Boom diz que o seu avião será capaz de voar a uma velocidade Mach 2.2, 10% mais rápido do que o Concorde. Recorde-se que os voos comerciais dos Concorde, os supersónicos de passageiros, foram suspensos no seguimento do acidente de 25 de Julho de 2000, quando o voo Air France 4590, com destino a Nova Iorque, explodiu no ar pouco depois de ter levantado voo de Paris.

Após uma suspensão de 15 meses, os voos comerciais do Concorde foram retomados. Mas, em Abril de 2003, Air France e British Airways optaram por encerrar os voos comerciais do Concorde.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo