Negociações para o Brexit vão demorar muito mais que dois anos

As negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia são muito complexas e vão demorar mais do que os dois anos previstos, disse o Presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, esta quarta-feira, citado pela Reuters.

O Governo do Reino Unido afirmou que vai acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa até ao final de Março do próximo ano, iniciando uma contagem decrescente de 24 meses até à sua saída do bloco.

“As negociações são muito complexas… Vão demorar muito mais do que dois anos”, disse Dijsselbloem, num evento em Londres, acrescentando que os dois lados olham-se com “alguma desconfiança”.

De acordo com o Financial Times, Bruxelas quer que seja a Grã-Bretanha a pagar o preço do buraco financeiro nas contas da UE criado pela saída do país, estimado entre 49 mil milhões e 60 mil milhões de euros.

Ontem, o ?Times' e a ?BBC' revelaram que um documento interno do governo de Theresa May mostrava desentendimentos entre membros do governo, e a falta de um plano para o Brexit.

Já na semana passada, a BBC informava que os membros do Parlamento do Reino Unido, de todos os partidos, estão a ponderar votar contra o uso do Artigo 50 do Tratado de Lisboa para dar início ao Brexit.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo