Chiado sobe no ‘ranking’ das zonas de retalho mais caras no mundo

A zona do Chiado está em 34º lugar no ranking das localizações de retalho mais caras do mundo. De acordo com o estudo Main Streets Across the World, divulgado esta quarta-feira, a cidade de Lisboa subiu duas posições, comparativamente a 2015.

Na mais recente edição, o estudo da consultora Cushman & Wakefield, apresenta uma tabela (disponível abaixo) de 71 ruas e zonas de comércio a nível global, sendo que Portugal está representado nesse ranking apenas com o Chiado (34º lugar). O bairro lisboeta tem uma renda anual de 1.200 euros por metro quadrado.

"Este resultado reflete o dinamismo que se continua a verificar no comércio de rua, o qual além da recuperação económica, tem vindo a beneficiar do forte crescimento do turismo e incremento da reabilitação urbana", esclarece Marta Esteves Costa, diretora do departamento de research e consultoria da Cushman & Wakefield.

Portugal tem ainda outros destinos de comércio em crescimento, como o Cais do Sodré e a zona do Mercado da Ribeira, em Lisboa, o Largo dos Loios e a Rua das Flores, no Porto. Em comunicado, a consultora responsável pelas conclusões, explica que "as cidades de Lisboa e Porto gozam não só de uma forte atratividade junto das principais marcas a operar em Portugal, como fazem também parte do plano de expansão de retalhistas internacionais".

Estas empresas pretendem entrar no mercado português e, entre elas, encontram-se "marcas de luxo que procuram espaços que cumpram os seus requisitos", segundo a mesma nota.

O último Main Streets Across the World conclui também que em 36% dos locais as rendas registaram uma subida. A localização de retalho mais cara do mundo continua a ser 5ª Avenida, em Nova Iorque, com uma renda anual de 29.065,5 euros por metro quadrado e a essa zona se segue a Causeway Bay, em Hong Kong, com 27.884 euros.

Os Campos Elísios, em Paris, ocupam a terceira posição, com rendas anuais de 13.255 euros por metro quadrado.

ranking-retalho-2016ranking-retalho-2016

Fonte: Cushman & Wakefield

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo