Multas vão ajudar a pagar novas tecnologias da polícia

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, admitiu que as multas de trânsito e a taxa aeroportuária servirão para ajudar a pagar parte dos investimentos em infraestruturas e equipamentos par as forças de segurança portuguesas.

"Uma percentagem do produto das coimas rodoviárias ou da taxa aeroportuária vai servir, exclusivamente, para fazer investimentos em infraestruturas e equipamentos", referiu a ministra, na última quinta-feira, aquando da aprovação da proposta de lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança, em Conselho de Ministros.

Até 2021, vai ser investido um total de 90 milhões de euros por ano (durante cinco anos). As tecnologias de informação e comunicação arrecadam a maior fatia do orçamento (55%) de 454 milhões de euros, ou seja, 240 milhões de euros.

A notícia é avançada pelo "Diário de Notícias", que escreve ainda sobre a reunião da Associação de Profissionais da GNR com Constança Urbano de Sousa. Em relação ao encontro que acontece hoje, César Nogueira, presidente da associação, diz ao DN que quer "saber como se vão adquirir as verbas para pagar o que está previsto na lei".

"Não concordamos que boa parte venha das multas de trânsito porque, de certa forma, pode incentivar mais contraordenações e essa não é a nossa principal função", sublinha César Nogueira.

Um dos investimentos tecnológicos é o desenvolvimento do GEOMAI, uma plataforma de informação geográfica que permite localizar as patrulhas de cada força de segurança, por exemplo. O diário refere, esta quarta-feira, que a central de georreferenciação vai auxiliar a colocar elementos da PSP ou da GNR no terreno que estejam mais próximos de um local para onde terá ido um suspeito em fuga.

As inovações não se ficam por aqui. Nas palavras de Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, vai surgir uma "aplicação que permite identificar o local a partir de onde uma pessoa fez uma chamada para o 112 a alertar para um acidente". De acordo com a proposta de lei, o sistema eCall, como é designado, vai facilitar a resposta às emergências em acidentes rodoviários.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo