Agenda do investidor para 16 de novembro

Às 9.30 horas é divulgada a taxa de inflação no Reino Unido. Os economistas esperam que a taxa se mantenha nos 4,9%.

O IGCP vai ao mercado com uma operação de curto prazo. Às 10.30 horas, o instituto que gere a dívida pública portuguesa, realiza uma dupla emissão de dívida a seis e 12 meses, tendo como objectivo colocar um montante indicativo entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros. Esta operação surge depois de vários dias marcados pelo forte agravamento das taxas de juro no mercado secundário, na sequência do resultado eleitoral nos EUA.

A Agência Internacional de Energia apresenta o seu “outlook” anual para a energia. Dias depois de ter afirmado que considera difícil a Organização dos Países Exportadores de Petróleo implementar o corte de produção acordado em Setembro, a instituição atualiza as suas perspectivas para a oferta de petróleo no mercado e para a evolução da procura.

A Comissão Europeia pronuncia-se sobre o Orçamento de Estado para 2017 e sobre as medidas do Governo para corrigir o défice em 2016.

Às 13.30 horas é divulgado o índice de preços no produtor, com o mercado a antecipar uma variação mensal de 0,3%, igual à do mês passado.

Nos EUA é divulgada, às 14.15 horas, a variação mensal na produção industrial. Os analistas esperam um crescimento de 0,2% contra 0,1% no mês anterior.

Às 15.30, a agência de energia norte-americana divulga os inventários semanais de petróleo. Na semana passada registou-se um stock de 2,432 milhões de barris.

Nos EUA, há mais intervenções de membros da FOMC. Hoje, Bullard e Cunliffe poderão  clarificar a decisão da FED em relação ao previsível aumento da taxa de juro em dezembro. As últimas sondagens, feitas a analistas, apontam para uma probabilidade de 92% de a taxa de juro ser  aumentada no próximo mês,  acima dos 80%  verificados na semana passada.

Prossegue a divulgação dos resultados trimestrais, hoje em destaque vão estar a Cimpor em Portugal e também a ABN Amro, Bouygues, Cisco, Lowe’s, Target e Wirecard.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo