Wall Street fecha em alta com mais um máximo histórico

Depois de três sessões seguidas a fechar em máximos recorde, o índice industrial Dow Jones teve hoje um novo máximo histórico, tendo fechado a subir 0,29% para 18.923,06 pontos.

O S&P 500, o principal índice de referência mundial, fechou em alta de 0,66% para 2.178,58 pontos

O Nasdaq que tem sofrido quedas desde que Trump ganhou as eleições, hoje recuperou fortemente (1,1% para os 5.275,62 pontos).

A sessão foi rica em dados macroeconomicos. Eurostat anunciou hoje os dados da economia dos Estados Unidos ? relativamente ao trimestre anterior, a economia norte-americana registou um crescimento de 0,7%, e de 1,5% em termos homólogos.

Hoje terça-feira, foram conhecidas as vendas a retalho nos Estados Unidos, relativas a outubro.

Depois de três sessões consecutivas de quedas do petróleo levando-o para mínimos de três meses, os preços da matéria-prima estão a subir mais de 4% nos mercados internacionais nesta terça-feira, 15 de Novembro.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, valorizou 5,77% para 45,82 dólares. Já o Brent, transaccionado em Londres, subiu 5,78% para 47 dólares.

A animar os futuros do petróleo estão as notícias que dão conta de um último esforço diplomático de um conjunto de países para assegurar a implementação do acordo alcançado em fim de Setembro entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para cortar a produção e estabilizar os preços.  Segundo fonte próxima das negociações, citada pela Bloomberg, o Qatar, a Argélia e a Venezuela são os países que estão a liderar estes esforços para finalizar o acordo.

O cepticismo em torno da implementação deste plano de redução da oferta tem penalizado os preços do petróleo, em parte devido às dificuldades em chegar a um entendimento sobre a forma como os cortes serão repartidos entre os vários membros do cartel. O acordo previa que a OPEP reduzisse a produção em 796.000 barris por dia, ficando o tecto máximo entre 32,5 e 33 milhões de barris por dia.  Os membros da OPEP cartel reúnem-se novamente em Viena no próximo dia 30 de Novembro, data apontada para a finalização do acordo.

Hoje as ações da Chevron e Exxon Mobil ganharam mais de 2%.

Amanhã, quarta-feira, é conhecida a produção industrial nos EUA, referente a outubro, e a Agência Internacional de Energia (AIE) divulga o seu ?World Energy Outlook 2016'.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo