Quanto tempo resta à humanidade na Terra? Stephen Hawking arrisca uma resposta

Stephen Hawking defende que os humanos não vão conseguir viver outros mil anos no "frágil" planeta Terra e, face a isso, devem procurar outros planetas para assegurar a continuidade da espécie humana.

O físico e cosmólogo britânico acredita que a vida na Terra está cada vez mais em risco de acabar devido a um desastre inesperado, como uma guerra nuclear, um vírus geneticamente modificado ou mesmo devido à crescente ameaça da inteligência artificial.

O retrato nada animador sobre o futuro da vida humana foi feito pelo físico renomado durante uma conferência em Oxford, no Reino Unido, esta segunda-feira. Stephen Hawking incentivou a plateia a ser curiosa e a insistir na exploração do espaço, que pode ser a chave para o futuro da humanidade. "Acho que a espécie humana não tem futuro que não passe pelo espaço", afirma.

Stephen Hawking diz ainda: "Lembrem-se de olhar para as estrelas e não para os vossos pés. Tentam perceber o que veem, perguntarem-se sobre o que faz o universo existir. Sejam curiosos. Por muito difícil que a vida possa parecer, há sempre algo que podem fazer e serem bem-sucedidos. Importa que não desistam".

O britânico destaca os inúmeros progressos que foram feitos, durante as últimas décadas, na compreensão do universo e diz estar "feliz" por ter contribuído para alterar a nossa visão do espaço. Stephen Hawking é considerado um dos melhores físicos da atualidade, tendo sido responsável por inúmeros avanços na cosmologia teórica e gravidade quântica.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo