Governo compromete-se a “fazer tudo” para ajudar comunidade surda

No Dia Nacional da Língua Gestual o Governo comprometeu-se a "fazer tudo" para que a língua gestual seja acessível a todas as pessoas surdas.

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência reforçou hoje numa mensagem divulgada pelos meios de comunicação esse compromisso, relembrando que faz hoje 19 anos que a LGP foi reconhecida como língua oficial de Portugal, "um passo fundamental" para o reconhecimento do "legítimo direito e legítima expectativa das pessoas surdas em Portugal, de verem a sua língua representada nos mais diversos aspetos da sua vida no dia-a-dia".

Ana Sofia Antunes faz referência às mudanças que já foram feitas nesse sentido, como a criação dos Balcões da Inclusão e o atendimento de emergência para pessoas surdas.

"Todas as pessoas surdas podem ser atendidas com direito a intérprete de língua gestual portuguesa, por enquanto ainda com marcação, mas em breve sem marcação", salientou em relação aos Balcões de Inclusão.

Adiantando ainda que, está a ser finalizado o processo relativo à aplicação 112 Atendimento de Emergência para pessoas surdas, "um direito fundamental de qualquer ser humano, de qualquer cidadão, e com a qual a comunidade surda poderá contar muito em breve".

A secretária de Estado agradece por fim à comunidade surda pelo seu esforço na promoção da língua gestual, acrescentando que se compromete a "fazer tudo para que a língua gestual portuguesa seja cada vez mais uma das nossas línguas oficiais em Portugal".

A Presidência da República também celebra a data com uma nova funcionalidade no seu ?site', que permitirá apresentar em língua gestual "alguns dos mais importantes discursos presidenciais".

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo