Ifo: Lançar uma guerra comercial será contraproducente aos EUA

Qualquer guerra comercial travada pelos EUA seria contraproducente no país. O alerta é do prestigiado instituto alemão de investigação económica, Ifo, que avança com estimativas: o crescimento económico pode cair até 9,3% caso seja imposta uma tarifa de 45% para as importações e barreiras não tarifárias de 15% a todos os parceiros comerciais, e estes últimos retaliarem.

De acordo com os últimos cálculos de Ifo, uma guerra comercial teria um impacto negativo significativo nos EUA. “Para os EUA, o isolamento seria acompanhado por grandes perdas de prosperidade. Esse cenário, como descrito por Donald Trump, lançaria os EUA num estado de autossuficiência”, observou Gabriel Felbermayr, diretor do Ifo Center for International Economics.

Neste cenário, a Alemanha poderia sofrer uma redução da produção económica até 19 mil milhões de dólares (17,7 mil milhões de euros), ou 0,6%. “Este pior cenário é improvável que se materialize. O objetivo deste exercício é mais fornecer pistas sobre os perigos pra todos os lados de implementar uma política comercial protecionista, acrescentou Felbermayr.

Este cenário, segundo o Ifo, seria particularmente negativo para o Canadá e México. A produção económica anual do Canadá pode cair em 70 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros), ou seja 3% a 4%. Enquanto a produção económica anual do México pode cair entre 41 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros) a 57 mil milhões de dólares (53 mil milhões de euros – 3,7% a 5% do PIB.

O impacto negativo sobre a China, em contrapartida, apenas variaria entre 0,7% e 1% do PIB, graças à estrutura altamente diversificada da China.

As perdas de comércio e prosperidade seriam ligeiramente mais baixas se os EUA cobrassem 45% de taxas alfandegárias, mas nenhum outro país seguisse o mesmo caminho. Neste caso, no entanto, a produção económica dos EUA ainda cairá 6,63%, conclui o Ifo.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo