Setembro marca recordes no crédito ao consumo

O Banco de Portugal começou em 2013 a divulgar os dados estatísticos dos créditos dos portugueses. Setembro registou o segundo valor mais elevado no crédito ao consumo, com 121.548 contratos celebrados nesse mês.

Segundo comunicado do banco central, o valor dos contratos de crédito ao consumo representa um crescimento de 4,5% face a Agosto, atingindo os 513,6 milhões de euros em Setembro

Em relação ao mesmo período do ano passado a subida registada foi de 23,3%.

A marca dos 500 milhões de euros foi superada, ficando perto do recorde atingido em Março de 537 milhões de euros.

O crédito pessoal foi o que deu o maior contributo para este novo recorde que ascendeu aos 237,8 milhões de euros, com o crédito para Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos a registar 7,1 milhões de euros, aumentando 45,8% enquanto os outros créditos pessoais subiram em 28,8%.

O regresso às aulas é um dos fatores que influência estes valores, pela necessidade dos portugueses recorrerem a créditos para compra de materiais escolares necessários.

O crédito automóvel seguiu a mesma linha de crescimento em termos homólogos, atingindo os 191,7 milhões de euros mas ficou abaixo do registado em Agosto.

O crédito ALD para automóveis novos aumentou 13,1% e o crédito para usados baixou 2,5%.

Quanto aos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto o aumento no mês de Setembro foi de 7,8%, registando 84,1 milhões de euros.

Os dados anunciados nesta terça-feira pelo INE apontam para uma aceleração da economia portuguesa, com o PIB a crescer a um ritmo homólogo de 1,6% no terceiro trimestre, superando em grande as previsões dos economistas.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo