Galp dá energia à bolsa de Lisboa

O índice português avança, a meio da sessão, 0,63% para os 4398,55 pontos, após o INE ter divulgado um crescimento homólogo do PIB de 1,6%, um máximo dos últimos três anos. A economia portuguesa foi a que mais cresceu na Europa no terceiro trimestre.

A impulsionar o índice estão os títulos da Galp Energia a subir 3,52%, a beneficiar dos fortes ganhos no petróleo. A negociar com ganhos estão ainda as ações do BCP (2,97%), EDP (2,01%), Jerónimo Martins (0,58%), REN (0,40%) e Sonae (0,56%).

A impedir maiores ganhos encontram-se as ações da Altri (-2,43%), Mota-Engil (-1,25%), NOS (-1,67%) e Pharol (-7,66%).

Os principais índices europeus negoceiam mistos, após o Eurostat ter divulgado que o PIB da Zona Euro cresceu 0,3% face ao segundo trimestre. As maiores economias europeias, França e Alemanha, registaram uma taxa de crescimento idêntica: em cadeia, cresceram 0,2%.

O Dax sobe 0,08%, o índice francês CAC ganha 0,18%, a praça holandesa AEX valoriza 0,74%, e o Footsie de Londres avança 0,53%.

O petróleo Brent ganha 3,02% para os 45,77 dólares, a aliviar das quedas recentes, com a perspectiva de que a Organização dos Países Exportadores de Petróelo acorde em cortar a produção, no final deste mês, visando a redução da oferta .

No mercado forex o euro ganha 0,02% para 1,0739 dólares, depois de ontem ter feito mínimos de janeiro deste ano. A Libra recua 0,67% para 1,2412 dólares.

A ?yield' da dívida portuguesa a dez anos, negoceia a cair 5,3 pontos base para 3,502%, depois de ontem ter feito máximos de fevereiro. A ?yield' da dívida nacional tem acompanhando a escalada do prémio de risco nas demais yields à escala global, com receios que as futuras políticas comerciais protecionistas e de investimento público de Donald trump possam vir a causar um aumento de inflação. A inflação é vista tradicionalmente como uma das principais penalizadoras do retorno no mercado de ?fixed income'. Esta semana Portugal volta aos mercados para se financiar até 1.500 milhões de euros em dívida de curto prazo.

Os futuros dos índices norte-americanos seguem em alta esta terça-feira, a subir cerca de 0,10%, após ontem o Dow Jones ter voltado a bater máximos históricos. Os investidores estão de olhos postos na divulgação das vendas a retalho, bem como em novas pistas relativamente às políticas da nova presidência de Donald Trump.

Os investidores também estarão atentos aos discursos dos membros da FED que falam esta terça-feira: O presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, o governador do Fed Dan Tarullo, o chefe do Fed do Dallas, Rob Kaplan, e o vice-presidente Stanley Fischer.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo