Entrou no autocarro sem pagar? Toda a gente vai passar a saber

A partir desta terça-feira, a Carris vai implementar um sistema piloto que alerta, através de aviso sonoro e visual, todos os passageiros que tenham entrado no autocarro sem o ‘passe’ carregado ou sem título de transporte. Em comunicado à imprensa, a empresa de transporte público de passageiros refere que se trata de um "equipamento eletrónico inovador que procura agir como um sistema preventivo".

Até agora, quando alguém tentasse passar o bilhete incorreto ou o ‘passe’ sem saldo no aparelho de validação, era emitido um som e uma luz vermelha nessa caixa. Quanto àqueles que passavam despercebidos por nem tentarem passar o título, podiam não ser identificados.

O mais recente sistema, chamado TicketCheck, colmata essas falhas e faz com que todas as pessoas que passem nas entradas do autocarro sem validar o bilhete sejam recebidas com uma luz vermelha vertical e uma voz: "Agradecemos que valide o sue título de transporte".

Caso se cruze com o novo sistema e não saiba como ele opera, não se preocupe: durante os primeiros dias, estes autocarros vão ter agentes de sensibilização para apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento.

O TicketCheck foi proposto pela empresa portuguesa Outmind e estará a funcionar a título experimental em quatro autocarros da carreira 711. A Carris indica, na mesma nota, que a escolha "esteve relacionada com o tipo de percurso que a mesma realiza, o tipo de clientes que recebe e ainda com a quantidade de veículos com que opera diariamente".

A empresa de transporte público não descarta a possibilidade de instalar o TicketCheck noutros segmentos da frota.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo