Empresas de distribuição têm de implementar já o Regulamento Geral de Proteção de Dados

Um seminário promovido pela APED conclui: “As empresas devem começar já a implementar novo regulamento sobre Proteção de Dados”.

O encontro, que contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, teve por objetivo sensibilizar empresas e decisores para as alterações que passam a ser impostas em matéria de tratamento de dados pessoais dos consumidores.

Graça Fonseca destacou a importância das medidas de modernização administrativa, que o Governo tem vindo a implementar e que promete reforçar em 2017, na simplificação dos processos e procedimentos empresarias, realçando a importância desta desburocratização como o bom caminho para a implementação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.

"Todos as empresas estarão submetidas as estas novas regras, mas o setor da Distribuição, sobretudo pelo papel que desempenha junto e para o consumidor, terá um grande trabalho a desenvolver para o seu adequado cumprimento, garantindo a confiança e segurança do tratamento de todos os dados. 2018 aproxima-se e o tempo urge se considerarmos a complexidade deste regulamento. É, por isso, imperativo começar já a analisar as medidas necessárias e aplicá-las de forma célere e consistente, para que, as empresas já estejam devidamente preparadas para esta mudança", destacou por sua vez Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED.

Já João Monteiro Marques, vogal da Comissão Nacional de Proteção de Dados, sublinhou, no entanto, “que este regulamento não traz alterações significativas às práticas e medidas que as empresas já deveriam ter implementadas, mas que as novas diretrizes vêm, acima de tudo, reforçar a necessidade de maior controlo e supervisão interna nesta matéria”.

in Diário Economico

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