Juros da dívida aproximam-se da ?zona proibida' pela DBRS

A ?yield' das Obrigações portuguesas a 10 anos continua a subir pelo terceiro dia consecutivo, acompanhando a escalada do prémio de risco nas demais yields à escala global, com receios que as futuras políticas comerciais protecionistas e de investimento público de Donald trump possam vir a causar um aumento de inflação. A inflação é vista tradicionalmente como uma das principais penalizadoras do retorno no mercado de ‘fixed income’.

Uma das primeiras consequências da vitória de Donald Trump foi a subida das ?yields' americanas. O mercado americano de dívida é o maior do mundo e os seus movimentos influenciam os restantes mercados obrigacionistas. Assim, desde 4ª feira que se tem assistido a uma subida generalizada das yields mundiais, “um movimento que ganha uma maior expressão nos países em que a dívida pública é elevada (Espanha, Itália e Portugal)”, refere o BPI.

A agência DBRS afirmou ao Observador, que estaria confortável desde que as taxas não superassem os 3,5% e, sobretudo, os 4%. A partir desta última fasquia, o Observador salienta que "a preocupação da agência tornar-se-ia ainda mais grave."

No entanto, o vice-presidente do Banco Central Europeu Vitor Constâncio, disse hoje que o banco central não precisa de reagir especificamente à recente subida das ‘yields’, pois é global e vai beneficiar o sector financeiro, informa a Reuters.

A ?yield' da dívida portuguesa a dez anos, negoceia a subir 12,4 pontos base para 3,621%, mas já bateu nos 3,683%, um máximo dos últimos nove meses. Esta semana Portugal volta aos mercados para se financiar até 1.500 milhões de euros em dívida de curto prazo.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo